terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Os chavões do discurso homofóbico

 

Eu sempre digo que tenho preconceito de gente que diz que não tem preconceito, até porque são elas as portadores das formas de ódio e exclusão mais hediondas dissimuladas em nobres sentimentos, são os verdadeiros lobos em pele de cordeiro. Reparem no polêmico discurso da ex-atriz e deputada estadual (PDT-RJ) Myrian Rios, tanto quando ela faz a bizarra relação entre homossexualidade e pedofilia ou quando se desculpa da fala infeliz, faz questão de frisar nas duas vezes: “não sou preconceituosa e não discrimino” para depois usar a conjunção adversativa “mas”.


E é assim que é montado o discurso do homofóbico (e também do misógino e do racista). “Eu não tenho nada contra gays, mas...” “Imagina, não tenho preconceito, tenho até amigos homossexuais, mas...” “Acho que os gays devem viver no seu mundo, mas...” “Deus ama os gays, não sou homofóbico, mas...”
E logo depois desse “mas”, vem frases inteiras construídas na intolerância e no ódio. Existe uma covardia - por parte do homofóbico - de assumir o que realmente sente e pensa, então é preciso de uma dose anterior de falso bom mocismo pra depois explodir toda a calhordice. Os chavões sempre batem nas mesmas questões: o antinatural, o que supostamente está escrito na Bíblia, os inimigos da família, a imoralidade, os que querem privilégios. Sem falar das inversões perversas, se os gays são contra família porque lutam então pelo direito de casar e adotar filhos? Se é antinatural, porque na natureza, criada por Deus - para o chamado povo Bíblia -, encontra-se mais de 450 espécies de animais que registram comportamento homossexual?
Como já escrevi aqui, é importante que os gays respondam esses insultos de maneira direta e clara. E uma forma muito divertida acaba de surgir em forma de tumblr, o Não Tenho Preconceito. Pega-se comentários homofóbicos dissimulados e questiona-se o enunciado, em geral, com humor e ironia. Abaixo coloco dois exemplos:
Enunciado: Sou judeu, não sou homofóbico, mas não concordo com a união homoafetiva e quero ser respeitado
Resposta: Sabe quem queria ser respeitado ao “não concordar” com os judeus? Hitler.
Enunciado: Hoje é orgulho a notícia que o Brasil celebra o primeiro casamento gay. E ai de quem não gostar, não se pode nem contrariar que é homofóbico
Resposta: É, porque “não aceitar que gays se casem” é bem diferente de ser homofóbico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário